sexta-feira, 27 de julho de 2012

Periquitos

Periquitos, se você é apaixonado por esses passaros tão fofos,sabe que eles gostam de escalar, por isso procure colocar muitos poleiros na gaiola, eles também gostam de brinquedinhos como escadas, sinos, espelhos mas não coloque muitos para evitar que o animal fique desordenado e seu espaço para voar fique restrito.Esses brinquedos não devem ser pequenos.
Jamais coloque os poleiros em cima de comedouros e bebedouros para que não haja uma possível contaminação.
O chão deve ser forrado com areia ou então com folhas de jornal, mas nunca use jornais com folhas impressas coloridas isso costuma ser tóxico.
Faça uma limpeza diária na gaiola tirando todos os restos de comida a água suja e os jornais


Seu Nome científico: Melopsittacus undulatus

Outros nomes
Periquito-comum
Periquito-australiano


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Melopsittacus
Espécie: M. undulatus


Origem: Ave natural da Austrália, está para os australianos como os Pardais estão para os europeus, podendo ser encontrado com muita facilidade em qualquer cidade ou vila deste país.

A cor destas aves na Natureza é apenas o verde, sendo que todas as outras cores que conhecemos são mutações decorrentes da criação em cativeiro.

Hábitos: Vivem em bandos de muitos animais, por isso, é uma excelente ave para ter em viveiro comunitário.
Extremamente brincalhões e tagarelas, fazem barulho para chamar a atenção, seja piando, seja batendo com algum dos seus brinquedos.

Dimorfismo sexual: Para distinguir o macho da fêmea, basta olhar para a coloração da zona das narinas, que nos machos é azul, e nas fêmeas, rosácea.

Como muitas outras aves, o Periquito gosta de tomar banho, principalmente durante o Verão, por isso coloque na gaiola uma banheira com água limpa e fresca, para que ele o possa fazer.

Reprodução: A criação destas aves também é relativamente simples, uma vez que basta ter um macho de qualquer idade junto de uma fêmea jovem, para a criação poder concretizar-se com sucesso. Assim, se pretender fazer criação, no início da Primavera coloque uma caixa-ninho na gaiola, e poderá ter novidades a qualquer momento.

Alimentação
Quanto à alimentação, é muito fácil de adquirir, já com as sementes e vitaminas necessárias misturadas. Se pretender fazer criação, deve ainda fazer um suplemento vitamínico de papas, que também encontrará com muita facilidade em lojas da especialidade.

Periquitos gostam ainda de comer legumes frescos e fruta. Os legumes podem ser dados depois de bem lavados em água corrente.
 
Mantenha na gaiola pedras de cálcio com vários formatos, o seu Periquito necessita de ter uma em permanência.

Esperança de vida
O tempo médio de vida de um Periquito ronda os 10 anos.





Seguidores

Postagens populares

Minha lista de blogs